terça-feira, fevereiro 06, 2001

Achei esse texto o máximo. O Stimpy sempre manda uns textos legais pra escória.

RAMONES
---Fabiano Goldoni---

Eu nunca fui muito fã dos Ramones; não tenho disco, nem fita TDK
gravada. Digo isso porque eu acabo de descobrir que o sentido da vida é
ser um Ramone. O pior é que isso é muito óbvio: O SENTIDO DA VIDA É SER
UM RAMONE.

A gente passa a vida toda pensando no por quê da existência humana e
chega na resposta de uma maneira súbita como um tropeço no meio da rua.
Eu estava dentro do carro do Leo olhando pra beira da Estrada do Mar
quando o Felipe suspira: "Sabe quando tu tá perto de descobrir o
verdadeiro sentido da vida e de repente escapa?"

Só o barulho do motor concordou com ele, que continuou: "Sabe quando
tudo parece fazer sentido? Pois é, eu cheguei muito perto agora. Eu
perdi o momento bem na hora H." Ele deu um tapa nas coxas de indignação:
"Puta merda! Agora eu nunca mais vou saber. Perdi o momento, caralho."

A volta da praia nunca foi tão longa. A Free Way parecia a entrada do
estacionamento do Iguatemi na véspera de Natal. E a gente trancado
dentro do carro apelando pra 107.1 pra fazer o tempo passar. Depois da
quase descoberta do Felipe, os assuntos ficaram mais sérios e o humor
quase britânico. A Ana já estava se ajeitando pra dormir no meu colo
quando a gente começou a falar de música, o que, em certas
circunstâncias, pode acabar sendo um assunto tão obsessivo e ridículo
quanto futebol e religião. (Todo mundo já viu ou participou de uma
conversa entre torcedores de times rivais. O começo é sempre uma troca
de gentilezas. Até que um diz que foi campeão do mundo e pronto, a
discussão tende, invariavelmente, ao infinito.) O papo sobre música
estava tranqüilo até que alguém citou os Ramones. Depois de muita
discussão, ficou o consenso de que eles foram uma banda que não marcaram
uma época, mas sim um estilo: o estilo Ramone de fazer música. Pode ser
bom, pode ser ruim. Depende de cada um (ao contrário do que diz o
ditado, gosto é a coisa mais discutível do mundo). E os Ramones foram
simplesmente os Ramones, ninguém foi igual. Eles não precisaram da mesma
fama do Led Zeppelin e Rolling Stones para tocar com a mesma vontade e
com o mesmo prazer do primeiro ao último disco.

E o que isso tem a ver com o sentido da vida. Bom, agora vem o óbvio
que, por ser óbvio, é tão difícil de enxergar. É como tentar explicar
por que 2 mais 2 é igual a quatro. Então lá vai: o sentido da vida é ser
quem tu é. - Chego a ficar com vergonha de continuar a falar algo de
conhecimento tão obrigatório, mas vamos lá. - A razão de estar vivo, e
ter consiência disso, é descobrir que tu chegou a um ponto em que não é
preciso de mais nada pra ser feliz, apenas continuar. Isso passa longe
de ser acomodado. O acomodado é o que não tem coragem de assumir a sua
individualidade e se esconde na multidão de desconhecidos que sempre
começa qualquer conversa falando sobre o tempo.

Um dia eu li, não sei aonde, que o homem nasce, vive e morre buscando a
felicidade. E muitos encostam os pés na borda do caixão achando que vão
em débito consigo mesmos. Os Ramones, não. Eles podem morrer hoje mesmo,
que vão descer sorrindo, com o cabelo na cara e cantando "Lobotomy".

Nenhum comentário: