terça-feira, agosto 24, 2004

Ontem estava passando LA Confidential na TNT. Já vi esse filme umas vinte vezes, e ontem vi de novo. Era um dos meus favoritos. Mas agora estou lendo o livro, do meu idolo-mor James Ellroy. E é tãaaaao melhor. Não quero que acabe nunca. Por outro lado é uma merda, porque aí fico achando o filme ruim, fico achando que o roteiro foi mutilado e pensando "Onde já se viu cortarem aquela parte, era tão importante!! Cadê fulano? E Ciclana?? Que absurdo!"
No filme, por mais que fique claro que a polícia é corrupta e todos os heróis sejam escrotos, eles sempre precisam ter a imagem de heróis. No livro eles são muito mais escrotos, mas suas personalidades são muito mais complexas. E Guy Pierce subiu muito no meu conceito. Foi ele quem melhor entendeu seu personagem e o interpreta muito bem, até o jeito de andar ("como se tivesse um cabo de vassoura enfiado no rabo", nas palavras do próprio Ellroy) está perfeito. Kevin Spacey também é muito bom, só não ficou melhor porque dilaceraram a personalidade do seu Jack Vincennes, transformando-o em apenas um ególatra muito charmoso. Ele é isso mesmo, mas também é um alcoólatra com o rabo preso em toda parte que morre de medo de ser mandado para a câmara de gás por ter matado dois turistas inocentes num dia em que estava bem louco. Russell Crowe é o mais fraquinho ali. Fez o Bud White ficar parecendo um brutamontes idiota, o que ele definitivamente não é.
Se pudesse, ficaria o dia todo falando sobre o livro e o filme. Quem não viu, veja, quem não leu, leia. Nenhum dos dois vai mudar sua vida, mas ambos vão garantir horas e mais horas do entretenimento classudo e chamoso típico dos anos 50.

Atualização: Acho que gosto tanto dessa história porque a mistura bem-dosada dos três escrotos resultaria no homem da minha vida.

Nenhum comentário: