quarta-feira, julho 07, 2010

Semântica

Eu tenho um problema sério com a semântica. Algumas palavras me passam certas impressões e me causam birra e eu não uso nunca. Esposa é uma delas. Tenho ojeriza da palavra esposa. Esposa = mulher traída que não faz sexo, tem 8 dedos de raiz de cabelo branco e usa chinelo com meia. Não me pergunte por que, eu não sei, mas é isso que imagino. Daqui dez anos de análise eu explico.

Noiva é outra delas. A menina pode ser a mais linda do mundo, falou que é noiva eu já a imagino usando um vestido de mangas bufantes, paradinha em cima do altar, toda virgem. Acho cafona, tenho vergonha de gente que dá festa de noivado, que usa aliança de noivado e que se refere ao outro como "meu noivo". A pessoa parece ser tão normal, tão equilibrada e daí pãns, é noiva.

Por isso que eu nunca quis ser esposa nem noiva, prefiro ser sempre namorada. Ainda que uma namorada que mora na mesma casa, divide contas e compra cachorro junto. Namorada dá presente, sai pra jantar, se arruma, se perfuma, vai no cinema. Esposa bate bolo. Entendeu a paranóia?

Além da semântica, eu também tenho problemas com essa coisa de você ter que lavrar seus sentimentos em cartório, jurar na frente de um monte de gente, se vestir de merengue e assinar o livro do cartório pra provar que quer ficar com a outra pessoa. Se quer ficar, vai e fica e pronto. As suas promessas são apenas pra vcs dois. Nem Deus, nem o padre e nem o juiz tem nada a ver com isso. Sim, eu fugi da fila do romantismo e não entendo o sentido dessas celebrações bizarras.

Daí ontem fui comemorar o terceiro aniversário de namoro, comer lagosta e encher a cara de vinho, bem pobres de espírito que somos. E daí ele me deu um anel de noivado e eu fiquei com aquela cara de pastel, completamente embevecida e dando gritinhos, comédia romãntica style. Mas daí eu lembrei da semântica e falei: "mas quer dizer que agora eu sou uma noiva?". E a resposta dele explica por que eu estou com ele: "Não, vc é uma namorada que usa um anel bem bonito".

Em tempo: o anel não tem nada cafona e eu sou uma romântica hipócrita.

7 comentários:

Loo disse...

MUITO coração quentinho <3

Camila disse...

Su, amei tanto esse post que você nem faz ideia. Tenho o mesmo problema semântico que você. Reluto com essa questão de ser noiva. E meu namorado, romântico, acha tudo legal. No final, clichê dos clichês, o que vale é ser feliz.

Parabéns pelo NOIVADO! Mesmo mesmo! <3<3<3

Menina Dedê disse...

<3 Eba! Que gostoso, né?

Anônimo disse...

Muitos e muitos anos de coração quentinho pra vocês. S2

Suzana disse...

Eba!! Obrigada, flores! S2 S2 S2

Ronise disse...

eu tenho birra com festa de noivado porque eu acho que é assim: vc namora, daí seu namorado te pede em casamento e vcs ficam noivos, depois fazem uma festa de casamento. o noivado não é uma etapa do relacionamento, é apenas o momento entre o pedido de casamento e o casamento em si. tenho birra também de gente que fica noivo por ficar, sem data pra casar, daí fica noivo 10 anos e depois termina. mas cada um sabe da sua vida e tem que fazer o que achar melhor. :)

Ronise disse...

e ah, muitas felicidades e que seu casamento seja cheio de amor e respeito.