sexta-feira, janeiro 21, 2005

In Vietnam The Wind Doesn't Blow, It Sucks

Filmes de guerra nunca foram os meus preferidos. Mas quando eu gosto de algum, eu gosto MUITO. Até hoje, apenas três títulos me conquistaram assim: Platoon, Círculo de Fogo e, o melhor de todos, Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, Stanley Kubrick, 1987), que chegou ontem ao conforto do meu lar. Se algum filme já conseguiu mostrar de maneira nua e crua toda a bestialidade de uma guerra, foi esse. Kubrick não apela para nenhum tipo de sentimentalismo fácil e nem segue a trilha tradicional: cidades destruídas, população sofrida, soldados cruéis x soldados heróicos. Prefere retratar a deterioração do caráter, da consciência, da sanidade - enfim, de tudo que há de humano - em cada um daqueles soldados, que vão se tornando mais animais a cada conflito.
Dividido em duas partes, como se fosse o lado A e o lado B da guerra, o filme mostra primeiro o treinamento dos soldados, digno de campo de concentração, onde eles entram meninos absolutamente comuns e saem mecanizados, máquinas de destruição em massa.
Sem medo de exagerar, acho que esse é o melhor filme sobre o tema e talmbém um dos melhores do Kubrick.

Nenhum comentário: