quinta-feira, junho 26, 2008

Pelo aquecimento global

Percebi que o último post despertou a comoção dos meus três leitores, o que eu achei muito bonitinho. Por isso resolvi prestar contas, dizer que ainda estou viva e dividir o guia mendigo de sobrevivência ao frio com outros pobrecitos picolés. Compadecidos de meu sofrimento, os nativos dividiram comigo sua experiência de dezenas de invernos na capital mais fria do Brasil. Algumas técnicas de aquecimento testadas e aprovadas:

- Encha duas garrafas pet com água bem quente, feche bem e coloque na sua cama, debaixo das cobertas, uns 20 minutos antes de deitar. Daí deite e posicione-as junto às partes do seu corpo mais agredidas pelo frio féladaputa. Vá alternando a posição das garrafas, se necessário. Logo você se sentira no útero materno e dormirá como um bebê.

- Essa é bem perigosa, não faça sem a supervisão de um adulto. Antes de tomar banho, pegue uma lata vazia e limpa, coloque um pouco de alcool e taque fogo. CUIDADO PARA NÃO DERRUBAR ALCOOL FORA DA LATA, NO TAPETE OU EM VOCÊ, SEU TAPADO. O ambiente ficará aquecidinho por tempo suficiente para você ficar pelado e se adaptar à temperatura do chuveiro elétrico tosco que não esquenta muito.

- Acenda velas pela casa. Não ao mesmo tempo em que enche a lata de alcool, por favor.

- Beba conhaque. Eu tinha comprado um bem vagabundo, tipo Dreher ou Presidente, pra cozinhar. Estava encostado há vários meses. No meio de tremores e dores musculares de frio, decidi encarar. Agora, é a primeira coisa que faço ao chegar em casa, atacar o Presidente. Desenvolvi alcoolismo, mas nunca mais passei frio e encaro a vida com mais alegria. E visão dupla.

- Esqueça a moda e os conceitos básicos do bem-vestir. Quando o lance é preservar a vida, vale fazer que nem esse cara. Além disso, casacos da sua avó, botas de 1994, luvas cheias de pêlos de gato, cachecóis desfiados e touca de mano farão por você o que nenhum casaqueto trendy faz.

Por isso, podem devolver as roupas de luto pro guarda-roupa. Acho que agora consigo encarar mais uns meses nesta vida de urso polar.

11 comentários:

Olheiro da Desgraça disse...

Olha, quando eu disse pra vc beber conhaque, pensei em algo como Napoleon ou Fundador. Mas quem encara o Presidente merece respeito.

Dani disse...

Substitui as garrafas PET por bolsas de água quente, não custam caro, funcionam que é uma beleza e são bem mais macias. Não largo a minha, aqui em SP também tem feito frio e meu apto é praticamente uma cripta medieval.
Bjs

Joana disse...

http://www.americanas.com.br/AcomProd/595/340854
é um investimento que vale a pena, dura anos...

... tem também a dica de dormir entre dois cobertores bem felpudos (ao menos o de baixo tem que ser felpudinho...).

Anônimo disse...

su, só mais uma dica para complementar: eu deixo o aquecedor ligado no quarto, à noite, para dormir quentinha. mas essa titica demora um tempo para esquentar. então de manhã, quando acordo, a primeira coisa que eu faço é levar o bicho pro banheiro. enquanto ele aquece o banheiro eu preparo o café da manhã e corro de volta pro quarto - que eu deixei fechado e segue retendo o calor. eu tomo o café no quarto e, quando termino de comer, o banheiro já está agradável. aí eu levo a roupa para lá - e é uma delícia se trocar depois do banho pq, além do calor do aquecedor, tem a sauninha que o chuveiro faz. :)

case disse...

É Su, aquecedor é um investimento que vale a pena. Comprei um semanas atrás e a qualidade de vida mudou. Não sai mais aquele vapor branco da boca quando estou em casa :P

E o que a Joana disse faz bastante diferença também. Forrando o lençol com o cobertor você não tem mais aquele choque térmico ao entrar na cama e tudo fica mais quentin

Thiago Padula disse...

Enche a barriga de alimentos que desenvolvam flatulência. Pelo menos uma parte do corpo você vai manter sempre aquecida.

Loo disse...

*morri

(dica: bote suas blusas em cima do monitor ou televisão, para usar antes de sair. Vão estar quentinhas - foda-se o aquecimento do aparelho, claro. Saudade das geladeiras antigas que dava pra usar o calor)

Anônimo disse...

boa a dica da luciane! eu penduro as roupas no aquecedor antes de vestir (mas esta dica, como a da lata de álcool, também é um tanto quanto arriscada...)

LizandraMA disse...

A Lu Cury tem um procedimento que acho muito pouco ecológico e altamente perigoso, que é deixar o forno aceso e aberto pra esquentar a casa inteira. Vale muito mais o conselho da Casé, que também já dei pra Lu: compra o aquecedor. É perfeito pra esquentar o banheiro antes de tomar banho.

exilium disse...

Valeu pelas dicas, a bolsa d'agua já providenciei, o conhaque, tenho substituido por vinho, já na hora do banho é a melhor parte o chuveiro aki em casa é a gás, aí deixo a porta do banheiro fechada por uns minutos fazendo vapor e só depois e que vou tomar banho.

Momento Descontrol disse...

é isso aí, Marcão. Me respeita porque eu tomo Presidente. Jô e Dani: aquecedor e bolsa de água quente encomendados, \o/\o/.

Isa, no banho eu faço uma coisa absolutamente irresponsável ecologicamente. Eu ligo o chuveiro uns 15 minutos antes do banho e deixo encher o banheiro de vapor. É um desperdício horrível, mas trata-se de me manter viva. A do forno também faço, Liz, mas parei porque quase pegou fogo em casa esse fim de semana. Mesmo.

Padula, talvez esta seja a única parte do meu corpo que ainda não sofreu com o frio. Mas obrigada, ficaadica, némesmo?

Willian, se souber de outras dicas de sobrevivência não só ao frio, mas à modorra de Curitóba, tô aceitando.