segunda-feira, janeiro 22, 2007

Fatos e fotos

O que aconteceu com os japoneses que tiravam fotos 3x4? No meu tempo, ia-se à lojinha de fotos, um japonês nem sempre muito polido nos encaminhava a uma sala nos fundos, muito reservada, com espelhos e pentes à disposição, e dava milhares de pitacos sobre a sua cara, seu penteado e a altura do seu queixo. Todo o processo de tiração de fotos podia durar até meia hora. Claro que podia ficar ruim, mas em 98,7% das vezes a culpa era da modelo.

Hoje, depois de muitos anos sem fazer isso, fui tirar fotos 3x4. Nada de japoneses. Uma mocinha polida e entediada me atendeu e me mandou sentar num banco atrás do balcão da loja. Ali mesmo, às vistas de todos. Tinham dois caras comprando porta-retratos lá. Nada de cortininha, nada de espelhos, nada de pente, nada de privacidade. A máquina era digital.

Embacei quanto pude pra ver se os caras escolhiam logo a droga do porta-retratos, mas a loja oferecia mais de 150 opções em promoção e eles estavam super em dúvida entre o branco e o verde oliva. Sentei no banco, pensei 10 segundos e desisti de fazer a foto. Prefiro ter o trabalho de procurar um japonês à moda antiga do que ficar anos a fio carregando uma foto em que apareço descabelada, ruborizada e com alface nos dentes.

E meu livro favorito no mundo inteiro já está em cartaz. Fiquei sinceramente em dúvida se devia ou não assistir, já que é praxe cagarem a história toda, mesmo quando a história é praticamente incagável, e me dá uma gastura sem tamanho que eu quase começo a gritar e rasgar as roupas na sala de cinema. Nesse caso, nem sei. Porque eles cagam até mesmo livros que são praticamente roteiros prontos, né? Mas O Perfume é tão "não adaptável" que me dá muito medo MESMO pensar no que podem ter feito.
Especialmente sabendo que Kubrick não se atreveu, que deu o braço a torcer e admitiu que não dava pra filmar aquilo. Especialmente depois de Dália Negra, aquela tão grandiosa merda que fez um monte de gente pensar que James Ellroy escreve merda (e bem-feito pra ele, que aprovou aquele roteiro absurdo). Mas vou, vou. Preciso ver com meus próprios olhos o tamanho do estrago. Face your fear e tal. Além do mais, é sempre bom ter material novo para reclamar, senão esse blog não vai pra frente.

* Não é que não existam boas adaptações. LA Confidential é uma puta adaptação de um livro difícil de adaptar. Existem outras que eu não me lembro agora. Mas como minhas expectativas estão muito altas, é quase certo que eu me decepcione.

Nenhum comentário: