quinta-feira, julho 05, 2001

Estou lendo "Pavilhão 9", um livro escrito por um preso, Hosmany Ramos. Não sei por que insisto nesse tipo de leitura, já que sou impressionável e fico passando mal depois. Desde que li "Rota 66" que suo frio quando passo perto da polícia e meu ódio por eles aumentou muito. "Estação Carandiru", apesar de mais levezinho, também me deixou zonza. Mas esse aí que estou lendo agora é muito foda, não sei nem se vou conseguir terminar. Não consigo mais dormir! É muito horrível, dá muito medo...
Fico pensando que existe uma pá de livros por aí que vislumbram uma sociedade autoritária, totalmente dominada por um líder que tudo vê. Tipo "1984" mesmo, onde as pessoas não tem mais direito à individualidade, nem de ter vontades. Tudo bem, não existe um Big Brother (será?) mas a gente não precisa dele, nem de sentinelas, nem de uma ditadura opressora. Estamos criando novos hábitos por conta própria. Eu não tenho coragem de andar na rua, à pé ou com os vidros do carro abertos, depois das dez da noite, nem de usar um relógio (mesmo que bijuteria) mais tchans. Não olho mais as pessoas nos olhos dentro do ônibus e nem dou papo pra quem eu não conheço. Não empresto o isqueiro e nem dou um cigarro, não paro pra conversar, ando sempre correndo, não olho pros lados. Porque isso tudo é perigoso. Não é idiota?? Não é absolutamente idiota a gente ter medo de fazer as mesmas coisas que fez a vida inteira?
Na outra ponta desse nó fica a polícia brasileira (de SP, principalmente) a instituição mais escrota do mundo, fedendo à ditadura ainda. Polícia racista, machista, preconceituosa, xenófoba, homófoba, ignorante, suja, pobre, sem instrução. Se vc anda em carro de malandro, é malandro, se vc tem tatuagem, é marginal, se você fuma maconha é fonte de grana e se você for mulher, vítima de estupro, corajosa o suficiente pra prestar queixa, vai ser tratada como puta, humilhada, e ainda vai ter que ouvir que deu trela pro estuprador, que ninguém estupra de graça. POde tomar cacetadas sem saber por que e nunca saber por que e vai ter que engolir a raiva e a revolta quietinho.
Sei lá, vim pensando em tudo isso depois que li uma frase do Oscar Wilde: "O que mais espanta não são os crimes praticados pelos maus, mas os castigos aplicados pelos chamados bons". Já não sei se tenho mais medo e raiva da polícia ou do ladrão. Acho que de todo mundo... Não quero mais morar aqui, aliás, faz tempo. Não sou patriota, não ganho dinheiro aqui e não tenho ilusão de que isso vai mudar. Quero ir embora.

Nenhum comentário: